quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Conclusão

Mais do que quantificar leituras, o inquérito foi orientado em função da importância de ler e das atitudes dos alunos inquiridos.

Que concluir com os resultados obtidos? Não parecem ser possíveis conclusões objectivas, uma vez que os resultados não expressam quantificações. No entanto, permitem algumas interpretações.

Salienta-se a importância que os alunos dão à leitura: 76% afirmam gostar de ler, e 9% gostam muito de ler. Provavelmente uma boa parte das suas leituras limita-se às que são indispensáveis para o sucesso na escola ou orientadas para as solicitações da escola (quase metade dos inquiridos).

Os inquiridos registam o papel que as famílias terão, cumprindo com a sua parte no que toca aos incentivos à leitura. No lado oposto, encontra-se a escola, que parece não estar a cumprir com a sua função de incentivo e promoção da leitura. Os alunos não requisitam na biblioteca, com a frequência devida, os livros das suas leituras.

Mais de metade dos alunos dizem que a sua felicidade não estará associada à leitura, será que isso também quer dizer que não procuram a leitura pelo prazer, embora a considerem importante para a sua vida e futuro profissional?

Volta-se a referir que os elementos de que se dispõe não permitem grandes conclusões. No entanto parece que alguma coisa deverá ser feita na escola e, em particular, na Biblioteca, para aproximar estes alunos da leitura.

O que poderá a Biblioteca Escolar fazer para que o número de leitores aumente?

Criar hábitos de leitura não é tarefa fácil, principalmente em alunos do ensino profissional e deste nível etário (15-18 anos).

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